quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O que garante o futuro da Igreja?

Lc 7.18-35
Nesta mensagem vamos refletir sobre a pergunta: “O que garante o futuro da Igreja?”
Os judeus imaginavam que era a consanguineidade.
Pedro, diante da prisão do mestre, imaginou que a espada garantiria o futuro da igreja. Jesus porém diz: “Guarde a sua espada, pois quem usa uma espada será morto por uma espada.
Mesmo assim, ao longo da história da igreja vemos como em muitas ocasiões homens, julgando-se cristãos, pegaram em espadas, recorreram à força, para conquistar um bom futuro para a igreja.
Durante os três primeiros séculos a igreja cristã foi perseguida e algumas pessoas imaginaram que seria o fim da igreja, porém Deus fortaleceu e levantou homens para garantir o futuro de sua instituição.
A situação mudou com Constantino. Pois este começou a apoiar os cristãos fazendo jogo de conveniência política para poder assumir todo o poder do império. Para a batalha decisiva, ele trocou a águia das bandeiras pela cruz, conforme a lenda.
Ele venceu de fato, e aos poucos assumiu todo o poder do Império. E a igreja, até então perseguida pelo império, começou a contar com os favores do imperador e se aproveitar delas.
Não sabemos se Constantino foi cristão de fato, mas a história diz que ele foi batizado no leito de morte.
O que decorre desta história é uma série de concessões entre igreja e estado ou estadistas, que veio a dar início à era das trevas da igreja (foi como ficou conhecida a idade média da igreja). Isto aconteceu por que como diz o dito popular “O poder corrompe”. E a igreja viveu os seus piores dias. Pessoas do tempo diziam que seria a época de ouro da igreja, pois não estavam mais sob perseguição, mas o que aconteceu foi o contrário.
É a Reforma Luterana, no século 16, que novamente estabelece regras claras, a partir da e não dos símbolos da fé cristã para impor um reino secular, ou querer garantir o futuro da Igreja pela força de armas ou pelo poder....
Em nossa época também há tentativas de se garantir o futuro da Igreja. Precisamos pôr uma líderes cristãos no poder (bancada de deputados que só traz vergonha)...
É a aplicação de métodos de marketing e de psicologia para convencer as pessoas da superioridade desta ou daquela religião, seita ou igreja.
São as promessas levianas e imediatas de cura e da solução de todos os problemas em nome de Cristo, ou por meio de símbolos cristãos. É a teologia da prosperidade que cultua novamente o Deus da Riqueza e da Fertilidade de tempos bíblicos, que querem garantir o futuro da Igreja.
E o curioso é que estes movimentos despertam também entre os fieis cristãos dúvidas e os atraem! Observa-se que esta ou aquela igreja está crescendo tão rapidamente, ou que esta ou aquela pessoa ou família está tendo tanto sucesso na vida por terem adotadas aquela religião nova. Não estaria com aquela religião o futuro da Igreja? Não seria a prosperidade um sinal da intervenção do “Deus Altíssimo dos cristãos”?
Irmãos, somente podemos, humildemente, dizer com o apóstolo Paulo: “Aquele que pensa estar de pé é melhor ter cuidado para não cair!” 1. Co 10.12.
E assim queremos agora assimilar um pouco o texto do evangelho de hoje. Este texto aponta para João Batista e sua missão: pregar o ARREPENDIMENTO como receita para garantir o futuro da Igreja. Jesus dele falou – é o maior no reino de Deus.
João Batista chama ao arrependimento, a mudança de vida, como receita para ter um futuro.
Este chamado de João Batista visa também encaminhar as pessoas a Jesus, que por sua vez iniciou seu ministério público da mesma forma.
Pois em Jesus, na sua Palavra e na sua obra, Deus manifesta definitivamente a sua santa vontade e o seu amor. E o convite ao arrependimento é o convite para o caminho seguro – é a mensagem verdadeira a ser pregada.
É somente neste caminho do arrependimento que Deus completa a sua boa obra que começou ao integrar as pessoas na Igreja de Cristo, pelo evangelho, pelo batismo e pela fé.
Por isso devemos ainda falar hoje da alegria do arrependimento.
Precisamos encontrar a alegria do perdão na Absolvição e na Santa Ceia. Pois todos nós necessitamos constantemente do abraço amoroso do Pai, que nos deu a vida e que nos assegura um futuro seguro em Cristo.
Por isso cristãos sempre de novo precisam ouvir e avaliar a Palavra do Senhor que os orienta no caminho da vida e que assim orienta o caminho seguro da sua Igreja. Com esta finalidade cristãos sempre de novo cultivam também a comunhão com os irmãos.
O novo lema da nossa Igreja: “CRISTO PARA TODOS - Compartilhando experiências da VIDA COM DEUS” quer focalizar isto.
Sim, é principalmente neste encontro semanal dos arrependidos que Jesus Cristo cumpre as suas promessas quanto ao futuro da sua Igreja. Ele nos fortalece na fé e nos capacita para a vida, restituindo em nós a alegria do viver, em meio a um mundo sem perspectiva segura.
Irmãos e irmãs em Cristo:

Voltando sempre de novo para Deus a Igreja Cristã tem futuro e é invencível.

Que Deus fortaleça a nossa fé para crermos em suas promessas e para enxergarmos sempre em Jesus Cristo os sinais de seu eterno amor e comprometimento conosco. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário